Por que fugimos dos nossos problemas? Desafios existem em nossas vidas. Eles existem para que possamos superar ou enfrentar as nossas tendências negativas, buscando o equilíbrio.
Temos em nossa mente emocional três programas: lutar, fugir ou paralisar.
Imagine uma pessoa que passou por uma situação de stress emocional muito grande. Então a sua tendência vai ser de reagir da mesma forma de quando sente medo ou perigo de qualquer outra coisa. Este programa vale para toda a situação que esteja relacionada ao medo, desde ser cobrada por alguma coisa, ser assaltada, levar uma fechada no trânsito e ser ameaçada, ou em uma situação de traição. O medo também traz inúmeras sensações em nosso corpo.
Pensamos até em mudar de cidade, país, se afastar das pessoas envolvidas. Gritamos sem gritar, brigamos sem brigar e muitas das vezes agimos de forma irracional. Temos a ilusão de que essas ações irão resolver, na integra só levaremos nas costas, como bagagem. O conflito está no nosso interno e não no externo.
Não há problema nenhum em fugir, mas esse mesmo programa será acionado em algum momento que nos sentirmos ameaçados.
O que fazer?
A melhor resposta que devemos dar é a de desconstruir esse estado mental, trazendo essa reação ao nível consciente, aceitando em primeiro lugar, depois escolher por uma possibilidade que garanta a sobrevivência e que ao mesmo tempo gere um aprendizado. Esse processo pode ser demorado, mas é o melhor a fazer.