Quando estiver diante de uma situação problema sobre a qual tenha de decidir, experimente tomar decisões por etapas, se isto for possível e viável.
A tomada de decisão acontece em diversos momentos ao longo do dia: o que vestir, em qual restaurante almoçar, escolher entre assistir um filme ou ler um livro, decidir se compra uma casa ou um carro e assim por diante.
No entanto, essas decisões são simples e não possuem um impacto tão grande em nossas vidas. A questão é que há outras decisões muito importantes que devem ser tomadas e trazem a insegurança, a indecisão e um friozinho na barriga. E então o que fazer?
Um casal, por exemplo, queria mudar. A sua residência valia milhões e não podia vende-la por qualquer pechincha. Isso nem passava pela cabeça deles.
Eles queriam mudar, isso já estava decidido, mas vender a casa e comprar outra, eram decisões que exigiam grande desapego e muita decisão para ser enfrentada ao mesmo tempo.
Então eles resolveram decidir por etapas:
1. Contrataram um corretor conhecido e confiável;
2. Começaram a sondar casa nos bairros próximos ao trabalho deles;
3. Olhavam diariamente os jornais para encontrar alguma oferta de imóvel a venda;
4. Visitavam imobiliárias próximas ao bairro para onde queriam morar.
Após seis meses de intensa procura, o casal acabou por encontrar uma linda residência que lhes foi vendida pela metade do preço do valor que possuíam. Na verdade, fizeram um ótimo negócio.
Bem, essa ação funcionará também para enfrentarmos as nossas dificuldades do dia a dia? Provavelmente sim! Após definir o que deseja procure dividir a questão em etapas sucessivas, enumerando as de maior prioridade.
Aprender a tomar decisões é essencial pois, com o tempo, as pessoas se tornam melhores em tomar decisões. O autoconhecimento e a experiência são essenciais para fazer com que uma pessoa seja mais controlada emocionalmente e muito mais assertiva.
Costumamos achar que toda decisão deve ser tomada de uma tacada só, mas nem sempre é positivo. Quando você toma uma decisão de uma só vez, nem sempre tem chance de consertar o que sair errado.
Ao tomar decisões por etapas, você vai ajustando o que não está dando certo, reestruturando o seu plano de ação e trabalhando a sua mente para que ela aceite de maneira harmônica o seu desejo. É o mesmo processo empregado na construção civil. Primeiro decide-se construir um prédio. A seguir faz uma planta detalhada e em seguida uma maquete do prédio. A construção se dará por etapas.
Desenvolver a capacidade de fazer boas escolhas fortalece os indivíduos, pois coloca o futuro e a suas possibilidades nas suas mãos. Se precisar voltar atrás numa decisão, faça-o, pois isso também é uma decisão acertada. É um erro persistir, seja flexível.