Espaço Tria

A NATUREZA E A FORÇA DO ELEMENTO ÁGUA

Diz um texto chinês do século XII: “De todos os elementos, o sábio tomará a Água como sua preceptora. A Água é submissa, mas conquista tudo. Apaga o Fogo e vendo que pode ser derrotada foge como vapor tomando nova forma. Carrega a Terra macia e quando é desafiada pelas rochas, procura um caminho a seu redor. Satura a atmosfera de modo que o vento morre. A Água cede a passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois, nenhum poder pode impedi-la de seguir seu caminho traçado rumo ao mar”.
A Água é considerada o Primeiro Princípio, aquilo que está subjacente a todas as coisas. A vida apareceu nela, confirma a ciência. Assim podemos dizer que a Água é o mais estável e primordial dos elementos. É representada pelas emoções profundas e reações sentimentais em um grande leque, que vai dos medos e paixões compulsivas, até o amor livre de apegos, do Amor Universal ou devocional.
A Água e as emoções quando fora de controle pode nos afogar. Da mesma forma que ela é necessária para a vida, é capaz de destruí-la. As emoções nos levam às alturas do êxtase, nos derrubam às profundezas, nos fazem cair em lágrimas e nos conectam uns aos outros fisicamente com a empatia e a compaixão. Está diretamente conectada com o processo de conscientização, pela percepção dos anseios mais profundos da psique. É receptiva e, como as profundezas ocultas do oceano, é capaz de guardar sentimentos e segredos.
O elemento Água é encontrado na Natureza nos rios, nos mares, oceanos, lagos e cachoeira. Em nós, encontramos Água em todos os líquidos do nosso corpo, como sangue, saliva, suor e outros fluídos.
Mas do que qualquer outro elemento, a Água pode mudar radicalmente de forma: pode ser líquida, sólida ou gasosa. Correlaciona-se com nossa vida emocional.
Qualidades positivas: compreensivo, sereno, moderado, confiante, devoto, piedoso, indulgente, modesto, fervoroso, flexível, meditativo e interiorizado. A pessoa tende a ser leal, suas amizades progridem rapidamente e é alguém que oferece apoio e um ouvido amigo.
Qualidades negativas: indiferente, insensível, preguiçoso, indolente, rígido, retraído, sem consideração, instável, desanimado. A pessoa pode ser alheia à profundidade dos seus sentimentos ou incapaz de reconhecer a origem deles. A falta de Água nos deixa mais frios, insensíveis e bem menos receptivos. Pode indicar uma desconexão involuntária com os sentimentos, até mesmo uma frieza e distância, ou a simples incapacidade de expressar claramente os sentimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *