Para sobreviver as pessoas precisam de luz e calor, quer seja vinda do Sol ou de alguma fonte artificial, seja ela o aquecimento central ou lâmpadas elétricas. O FOGO providencia essa energia crucial que em todas as suas formas precisa ser controlada.
O elemento FOGO é encontrado na natureza nas fogueiras, queimadas, lavas vulcânicas, explosões e no calor do Sol. Em nós, encontramos o elemento FOGO no calor do nosso corpo. Além disso, o FOGO sempre causou fascinação em nós; ele tem uma energia que nos atrai, possui uma força que anima a vida. Pode ser dramático ou imprevisível, e isso tem a ver com a impulsividade e a espontaneidade de cada pessoa.
O FOGO é Purificador e Regenerador. Os druidas irlandeses acendiam fogueiras todos os dias primeiro de maio (que segundo seu calendário era o primeiro dia de verão) e faziam passar o gado entre elas, para preveni-lo contra as epidemias.
O fogo transformador destrói o velho facilitando a aparição do novo. Esse é o aspecto mais importante nas culturas agrárias. O FOGO queima os campos e facilita a aparição, com as primeiras chuvas, de um manto verde de Natureza viva.
As pessoas do FOGO são intensas, calorosas, quente e luminosas. O FOGO simboliza a vontade de viver, alegria, exaltação à existência, ao bom humor, a ousadia e coragem para enfrentar os perigos da vida. Simboliza o exercício da vontade e a conquista da liberdade.
Se tiver a dominância do elemento FOGO, existe o risco de se sentir demasiadamente confiante, de reagir agressivamente em situações de conflito e de tomar decisões por impulso.
Se tiver ausência do elemento FOGO vai faltar-lhe entusiasmo e motivação. Vai parecer sem entusiasmo e desligado do lado criativo e espontâneo da vida, sem confiança em você mesmo.