Espaço Tria

Você se escuta?

A palavra escuta no dicionário quer dizer: estar consciente do que está ouvindo, ficar atento para ouvir. Escutar vem do latim “escutare” que significa “ouvir com atenção”. Escutar é uma ação, exige escolha. Captamos os sons pelos ouvidos e escolhemos o que fazer com ele. Escutar não é somente uma ação isolada do sistema auditivo, mas um fenômeno do corpo todo. Escutamos com o corpo, através de sensações, percepções e sentimentos. Para escutar é preciso compreender e processar o que está sendo captado pela audição.

Esse verbo é dito como sinônimo ao verbo ouvir. Ambos trazem um sentido bem diferente na prática, mas se complementam.

A palavra ouvir vem do latim “audire”, as palavras áudio, auditoria, audiência vêm daí. Conclui-se então, que ouvir é uma capacidade de um dos nossos cinco sentidos fundamentais – a audição. Ouvir é apenas recebermos o que nos está sendo dito através de estímulos provenientes da interação da pessoa com o meio externo.

Escutar é complicado e sútil, segundo Alberto Caeiro: “Não obstante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma”. Escutar é tentarmos perceber qual é a emoção que está por detrás do que está sendo dito.

Não basta o silenciar externamente é preciso silenciar internamente. O mundo nos distrai, somos chamados a olhar para tudo: para o filho, para a rotina da casa, o que eu vou fazer no jantar, não ouvimos a voz da nossa sabedoria interior, não nos escutamos.

Se a sua mente estiver inquieta, pensando nas coisas que precisa resolver em seguida, no que vai comer no jantar e no que irá falar para a outra pessoa quando ela terminar de falar, possivelmente não conseguirá ouvir e escutar com atenção. Portanto, silencie a sua mente, conectando-se ao momento presente, todas as suas obrigações te esperarão para que sejam realizadas, já esse momento de conexão e comunhão com a pessoa que está a sua frente ou com você mesma será único.

Estamos sempre olhando o celular, sempre distraídos ocupados, a compulsão pela rede social. Não escutamos o nosso coração, a nossa alma e as nossas necessidades. Quando silenciamos internamente começamos a ouvir a nossa voz interior que clama pela razão do nosso existir.

“A arte da escuta é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância. Se você é capaz de manter uma mente constantemente rica através da arte de escutar não tem o que temer. Este tipo de riqueza jamais lhe será tomado. Essa é a maior das riquezas” – Dalai Lama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *