Espaço Tria

RESILIÊNCIA!

Poder de recuperação.

Estamos vivendo em uma sucessão de crises que estão acontecendo por vários motivos no mundo inteiro e muitos desdobramentos estão sendo novos para toda a humanidade, fazendo com que as pessoas tenham que buscar soluções com muito mais agilidade e flexibilidade. 

Nesse contexto, o conceito da palavra RESILIÊNCIA emerge. A capacidade de enfrentar diversidades e diversificar perspectivas para superá-las é a chave da sobrevivência.

No dicionário encontrei as definições: na FISÍCA é uma propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica; na ENGENHARIA resiliência é a resistência e a flexibilidade de uma edificação necessária para que ela não desabe mediante as forças da natureza; NO SENTIDO FIGURADO capacidade de se redobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças, definição perfeita, mas será que o ser humano pode adaptar sentimentos e emoções como se fosse uma mola que deforma ao sofrer um impacto e retorna a posição anterior intacta quando esse impacto cresce?

Resiliência é resultado de aprendizagens. Se algo não deu certo, existem várias outras possibilidades que farão dar certo, busquemos novos caminhos. Mas as vezes o nosso HD está cheio de crenças, limitações que fazem com que não enxerguemos esses novos caminhos. É o momento de aquietar a mente, olhar para o que está em posição contrária a isso, tudo tem o seu oposto, onde há fracasso há também o sucesso. O medo nos limita, uma dica que sempre faço como prática é trabalhar um medo por dia e mostrando quem é que manda.

Pessoas resilientes são capazes de enfrentar, de forma serena, situações de grande pressão e stress. Imagine uma espada sendo forjada, a barra de aço é aquecida até que ela fique maleável e dando marteladas nela para modelar o metal e formar a lâmina. Depois de laminada, a espada passa por um tratamento térmico para definir a sua dureza e elasticidade. Metaforicamente, assim somos nós, passamos por vários movimentos e etapas para chegar até onde queremos. O sucesso é resultado de inúmeras quedas e derrotas, que o indivíduo pode ver como oportunidade de aprendizado e crescimento.

Resiliência não é um traço de personalidade ou um talento, é uma competência e pode ser treinada e aprendida.

Mas qual a vantagem de ser uma pessoa resiliente? As pessoas que são resilientes possuem a capacidade de acreditar em si mesmas e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho. É capaz de preservar sua essência, se adaptar e perseverar, mesmo perante as piores crises. Para ser assim é preciso flexibilidade, autoconhecimento, inteligência emocional e muita confiança. O resiliente é como um bambu, resistente e flexível. Na ventania se verga, mas não quebra.

Uma pessoa resiliente é capaz de enfrentar crises, problemas, traumas, perdas, desafios e muito mais. A pessoa resiliente além de suportar a pressão, ainda aprende com as suas dificuldades e desafios. Ser resiliente é importantíssimo para se tornar uma pessoa mais feliz e alcançar as suas metas.

Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *