Dando sequência à série dos 4 elementos da natureza e sua influência em nossas vidas e corpos, hoje falamos do elemento Terra.
Na astrologia também vemos a presença e ação desse elemento nos signos de: Touro, Virgem e Capricórnio. São pessoas que inspiram segurança, firmeza e perseverança, sabem o que precisa ser feito em determinadas situações.
A Terra é o elemento sobre o qual todos nós, literalmente, apoiamo-nos e do qual tiramos nosso sustento. A terra tem uma harmonia natural com os ritmos da vida e entra, naturalmente, nas rotinas que nos dão segurança. Esse é o elemento que melhor compreende a necessidade de ganhar a vida, de nos alimentarmos e cuidarmos do corpo, de sobrevivermos e de nos adaptarmos ao mundo real.
A Terra é a Grande Mãe, que acolhe a todos, sempre em renovação e em constante transformação. É o sentido de “estar aqui”, a realidade hoje presente. Também é o berço de todas as materializações de que podemos usufruir.
Simbolicamente, podemos dizer que a terra, opondo-se ao céu, seria um princípio feminino ou receptivo, gerador de alguns outros elementos, pois a água brota, o fogo vem dela. Ela é a substância universal, a primeira matéria a ser criada.
Quando falamos da terra além do físico, podemos dizer que ela representa firmeza, força, determinação, objetividade, praticidade, estrutura, pé no chão. É na terra que encontramos os tesouros, o ouro, o diamante, a esmeralda, entre outros, então, podemos relacioná-la também com a nossa prosperidade.
Qualidades positivas: consistente, consciente, perseverante, pontual, cauteloso, resistente, responsável, firme, confiável, sóbrio, ambicioso, respeitoso, realista, objetivo.
Qualidades negativas: materialista, superficial, preguiçoso, indiferente, lento, suscetível, inconsciente, tímido.
Dominância – pode ter a tendência de aceitar a vida do jeito que ela é ou adotar uma visão de mundo materialista. Costuma ser bom em encontrar soluções práticas e viáveis para quase todos os problemas, já que essa pessoa tende a não valorizar a imaginação abstrata. As pessoas com o elemento terra dominante, costumam cuidar muito bem do seu dinheiro e dos seus bens e detestam gastar demais ou ficar sem comida em casa. São generosas e bondosas, pacificas e confiáveis.
Ausência – uma pessoa sem muito terra, às vezes é um tanto flutuante ou instável. Isso pode assumir muitas formas, como a falta de atenção a necessidades físicas como a fome, esquecendo-se de se alimentar por horas quando envolto em outras atividades, mesmo que goste de comer. Algumas pessoas com pouca terra podem fazer muito sucesso, já que são impulsionados por sua compulsão, talvez com uma sensação de que nunca tem o suficiente. Contudo esse indivíduo nem sempre é capaz de instituir rotinas de cuidar de todas as suas necessidades práticas. O ideal para esse tipo de pessoa é encontrar alguém que seja capaz de lidar com isso.
![](https://espacotria9.com.br/wp-content/uploads/2020/11/tria-post-3-1024x1024.png)